segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Gráficos 2D - Função plot() [parte 2]


    Existem outras funções gráficas muito semelhantes à função plot. A principal diferença entre elas é a forma de escalamento dos eixos. A tabela abaixo descreve o tipo de escalamento usando em cada função:

Função
Tipo de escalamento
Plot
Linear em ambos os eixos
Loglog
Logarítmico em ambos os eixos
Semilogx
Logarítmico no eixo x e linear no eixo y
Semilogy
Logarítmico no eixo y e linear no eixo x
Plotyy
Linear nos três eixos

    Surgem, com alguma frequência, problemas cujos dados apresentam variações segundo ordens de grandeza. Por isso, um gráfico com escalamento logaritmico é o mais apropriado para sua vizualização. Por vezes, apenas uma das dimensões dos dados apresenta variação logaritimica. Neste caso, os dados são representados num gráfico semilogarítmico, em que apenas um dos eixos apresenta este tipo de escalamento. No exemplo seguinte, faz-se a representação gráfica de x(t) vs. y(t) usando escalamento quer linear quer logarítmico, em ambos os eixos. O comando grid on ativa o reticulado visível na área do gráfico, para facilitar a determinação do valor de pontos da curva em relação às grandezas representadas nos eixos:


 %Gráfico da função  
 t = 0:0.1:10; x = exp(t); y = exp(sin(t));  
 %Grafico com escalamento linear  
 figure; plot(x, y); grid on;  
 %grafico com escalamento logaritmico  
 figure; loglog(x, y); grid on  

    A única função que apresenta uma sintaxe e um comportamento algo diferentes da função plot é a função plotyy. A finalidade desta função é representar, no mesmo gráfico, dois conjuntos de dados, partilhando o eixo horizontal, mas com eixos verticais diferentes. A chamada plotyy(x1, y1, x2, y2) cria um gráfico com três eixos, um horizontal e dois verticais. O conjunto y1 é representado em função de x1, utilizando o eixo vertical à esquerda e o eixo horizontal. O conjunto y2 é representado em função de x2, utilizando o eixo vertical à direita e o eixo horizontal.
    O exemplo a seguir ilustra um gráfico gerado com a função plotyy que representa dois vetores, temp e vento, num determinado período temporal, representado por vetor hora. O vetor temp representa a temperatura registrada hora a hora entre 9h00 e as 21h00. O vetor vento representa a velocidade do vento registrada no mesmo preíodo temporal:

 %Intervalo temporal  
 hora = 9:1:21;  
 %Temperatura   
 temp = [ 10.3, 11, 11.5, 12.8, 13.1, 12.9, 13.0, 12.8, 12.3, 11.2, 10.5, 9.5, 8];  
 %velocidade do vento  
 vento = [15.7, 13.2, 13, 9.9, 7.3, 8.2, 7.8, 7.2, 7, 8.1, 9.3, 11.2, 13.6];  
 %representação gráfica  
 figure; plotyy(hora, temp, hora, vento);  



Nenhum comentário:

Postar um comentário